segunda-feira, 4 de julho de 2011

Dica de filme: The Doors (1991)


Vou começar aqui uma série de dicas de filmes e livros relacionados a Rock n Roll !! Vai rolar muita coisa legal por aqui !! ;)

O filme que eu escolhi pra começar essa série é o mega-hiper-clássico do cinema-rock-n-roll: The Doors !! Eu escolhi esse filme para começar, não só por ser um dos melhores do estilo, mas também em homenagem ao aniversário de 40 anos de morte do Rei Lagarto, Jim Morrison, que foi no último domingo, 3 de julho !!

Lançado em 1991, o filme de Oliver Stone traz Val Kilmer no papel Jim Morrison, Meg Ryan como Pamela Courson, Kyle MacLachlan como Ray Manzarek, Frank Whaley como Robby Krieger e Kevin Dillon como John Densmore !! O filme foi sucesso tanto de público quanto de crítica, e tem uma excelente nota no Imdb !!

O filme, que tem duração de 2 horas, mostra toda a trajetória da banda, sempre com foco principal em Morrison e suas viagens, como o acidente que Jim teria presenciado em sua infância, envolvendo um caminhão carregado de índios que morreram na sua frente e desde então a alma de um dos índios teria se unido à dele !! Em várias performances do The Doors, podemos ver Jim "encarnando" o tal índio...no entanto, segundo seus pais, esse acidente nunca aconteceu !!

O filme se encerra após o auge da banda, quando banda decide dar um tempo e Jim Morrison se muda para Paris, em março de 1971, com sua namorada Pamela Courson !! A idéia de Jim era se isolar e se concentrar na sua carreira como poeta...no entanto, em 3 de julho de 1971, aos 27 anos, foi encontrado morto de overdose em sua banheira !! A vida de Jim Morrison foi marcada por escandalos e polêmicas...sua morte não foi diferente !! Existem diversos boatos a respeito da causa de sua morte incluindo a hipótese de assassinato planejado pelas próprias autoridades do governo americano !! Não acredito muito nisso...mas que ele era bastante odiado pelas autoridades, isso ninguém pode negar !! Até hoje o cemitério no qual Jim está sepultado tenta transferir seu corpo, devido a atos de vandalismos de alguns fãs que se reúnem tomar uma, fazer sexo e ouvir The Doors, no túmulo do velho Morrison !! O que tem de errado nisso?!?! O.o

Sem dúvida o ponto alto do filme é a atuação de Val Kilmer no papel do "Mr. Mojo Risin" !! O cara não só caprichou no visual (o cara ficou IDÊNTICO), como também mandou ver no vocal, cantando todas as músicas que Jim canta ao vivo no filme !! Reza a lenda que os próprios integrantes do Doors e mesmo familiares de Morrison tiveram dificuldades de distinguir Val de Jim em fotos e gravações !! Dizem até que Val precisou de tratamento psicológico para se livrar do personagem !! Boatos à parte....o fato é que a atuação dele foi extraordinária !! Uma das coisas mais FODA que eu já vi no cinema !!

Encerro essa bagaça com a frase que deu origem ao nome da banda....extraída do livro "The Doors of Perception" de Aldous Huxley, que usa um verso do poeta americano William Blake:
Se as portas da percepção fossem abertas, tudo apareceria como realmente é: infinito.

Um comentário:

  1. Agora a vontade de ver o filme bateu com força! Será nossa (minha e de Tiago) sessão pipoca do próximo findi!

    ResponderExcluir